A ideia era juntar os profissionais mais complementares do BRASIL e criar um ambiente de inteligência incomum. Só que conseguimos ir além: O CONAOVI 2019 foi grátis e transmitido para todo o Brasil. Dezenas de municípios estiveram presentes e puderam aprender com o time que mais tem gerado transformação no cenário vocal e musical brasileiro.
Otimização e intensidade podem caminhar lado a lado? É isso que vamos ver.
Preparador e Produtor Vocal do Programa Raul (SBT), já atuou e atua em parceria com as maiores emissoras, gravadoras e produtoras do Brasil, como: Sbt, Grupo Globo, Rede Record, Sony Music, Warner, Luar Music, Mk Music e com grandes nomes da Música Popular Brasileira. Gerencia carreiras de artistas de todos os segmentos no Brasil e no exterior, através de sua Produtora MW3, com sede na Inglaterra.
Prof. Ariel Coelho Prof. Ariel Coelho é pesquisador em voz cantada desde a década de 90, cientista vocal em atuação e conferencista em congressos nacionais e internacionais sobre voz cantada, fundador e principal expoente da Antropofisiologia Vocal, sistematizador da atual fundamentação teórico-metodológica no/do processo de ensino-aprendizagem dos Drives Vocais no Brasil, cantor profissional há 25 anos, multinstrumentista, professor de canto e técnica vocal há 20 anos, fundador/presidente do Instituto Rock Voice (IRV), fundador/presidente do Instituto Brasileiro de Canto Contemporâneo (IBCC), fundador/presidente do Instituto FreeStyle Singing (IFSS), membro da The Voice Foundation (EUA), da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa) e da Fundação Otorrinolaringologia (FORL), professor do Curso de Especialização em Voz Profissional da FONOHOSP Brasil (MG), do Núcleo de Excelência em Canto da Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES/ES), professor-convidado do Curso de Atualização em Voz Profissional Cantada do Instituto de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço (IOCP), da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de São Paulo/SP (UNIFESP), do Núcleo de Aperfeiçoamento em Voz (MG), da Faculdade de Música Souza Lima (SP), do Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas (UFpel/RS), das Faculdades EST (São Leopoldo/RS), da FONOARTES (RJ), da Escola Cultura de Música (GO), da Adademia do Rock (PR), do Espaço da Voz (MG), do PAINEL DA VOZ (BA), da Escola de Canto Porto Alegre (RS), do Canal CIFRACLUB, etc...
Membro honorífico da Sociedade Estadunidense de Músicos Pi Kappa Lambda National Music Honor Society. Bacharel em Canto na classe da Prof. Dra. Mônica Pedrosa (UFMG 2000), Licenciado em Música (UFMG 2003), Especialista em Música de Câmara Brasileira, sob a orientação do Prof. Dr. Mauro Chantal (UEMG 2003), Mestre em Performance Vocal (2010) pela University of North Dakota, nos EUA, sob a orientação dos professores Dr. Towne, Dr. Christopherson e Dr. StPierre, Especialista em Música Antiga (Indiana University – Jacobs School of Music 2012), sob a orientação do Prof. Paul Eliott, Anders também é Doutor em Música pela UFMG (2018), sob a orientação da Prof. Dra. Ana Cláudia Assis. Ex-Coordenador do Curso de Música do CEFAR – Palácio das Artes, cantor efetivo e ex-chefe de naipe dos contraltos do Coral Lírico de Minas Gerais. O contratenor já recebeu os seguintes prêmios: semifinalista no “The American Prize 2010”, na categoria Art Song (Men); Anthony and Olimpia Barbera Music Scholarship Fund, Willi Apel Early Music Scholarship, e o Artistic Excellence Award, da Jacobs School of Music; UND Graduate School 2012 Creative Exhibition Award, por sua dissertação de mestrado, tendo como tema as Cinco Canções Folclóricas do Nordeste Brasileiro para Canto e Piano, do compositor brasileiro Ernane Braga.
Intérprete escolhida por Cristina Saraiva no álbum Terra Brasileira (2009), Manu Cavalaro esteve no ranking dos 12 discos mais vendidos no Brasil pela distribuidora Tratore no ano de 2010. Aos dezoito anos ingressou no maior conservatório de música da América Latina, o Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí- SP, inicialmente estudando piano popular e mais tarde foi primeira colocada no curso de canto MPB/JAZZ, onde permaneceu durante quatro anos. Atuou com nomes importantes do cenário musical brasileiro como Paulo Braga, Filó Machado, Itiberê Zwarg e Renato Braz. Cursou Licenciatura em Educação Musical na Universidade Federal de São Carlos. Em 2016 lançou seu primeiro trabalho autoral. O CD intitulado "Cantora Não", com participação especial de Itiberê Zwarg (contrabaixista de Hermeto Pascoal), o CD recebeu menção honrosa de Ed. Félix no site Embrulhador no ano de 2017. Ainda em 2017 despontou na internet através de seu canal no Youtube com dicas musicais para cantores e admiradores da arte do canto. Hoje o canal conta com mais de 250 mil inscritos. Atualmente dedica-se aos seus cursos de canto online, as oficinas de canto pelo Brasil, e à divulgação de seu trabalho autoral como cantora, compositora e pianista.
Ricardo Gomes dos Santos natural de Aracaju/ Sergipe começou sua carreira na igreja católica e aos treze anos de idade iniciou seus estudos vocais com Marzio Cardoso. Foi aluno do conservatório de música e pupilo da professora Daniela Faber . Aos 21 anos, começou a trabalhar no CAM como professor de canto. Aos 25 iniciou seus estudos em Buenos Aires, na escola Sebastian Melino, onde ficou por seis anos fazendo seu curso de extensão em canto. Em 2003 foi selecionado para o programa popstars (do SBT) . Em 2015, João Pedro Borges foi selecionado para o the voice kids e Ricardo era seu preparador vocal . Em 2018, Marcos prata tbm selecionado para o the voice kids, fazia sua preparação com Ricardo também . Hoje Ricardo é diretor e vocal coach no seu projeto intitulado “sala verde“ . Atualmente trabalha com todos os públicos , cantores como Luanzinho Moraes e Kaelzinho FerraZ estão entre seus alunos.
Vocal Coach Especialista em Cantores de Alta Performance , nascido nemBelo Horizonte Minas Gerias, exerce sua carreira a 19 anos. Neste período palestrou e se apresentou em importantes premiações, Universidades, teatros e salas de concertos no Brasil e no exterior, como Embaixada do Brasil em Roma na Itália, Parrocchia Santa Maria Maggiore na cidade de Assis Itália, Ruta de La Voz na Cidade de Madrid na Espanha onde pode expor seus trabalhos sobre o canto contemporâneo, Teatro Municipal de São Paulo, Grande Teatro do Palácio das Artes em Minas Gerais, foi destaque da noite de entrega do Troféu Evidência que destaca os profissionais do ano nos anos de 2012, 2014 e 2016. Foi Palestrante do 1° Simpósio Mineiro de canto contemporâneo – PUC Minas, Palestrante do III°, IV° e V° Congresso de profissionais da Voz Rock – Faculdade Souza Lima – SP e I° Simpósio Internacional de Vozes distorcidas. Foi selecionado para ministrar no PAVA Symposium 2019 em Santiago no Chile com o tema "Ergonomy and muscular dissociation: tools to optimize singer performance"
Ninrod é especialista em Técnica Vocal contemporânea, sendo também produtor musical, cantor, compositor e multi instrumentista. Começou seus estudos em 1998 no Conservatório Musical Souza Lima, tendo Lyba Serra, Kiko Loureiro e Edu Ardanuy como professores. Em 2007 começou a estudar com Ronnie Kneblewsky enquanto fazia cursos com a Fonoaudióloga Dra. Silvia Pinho. Atualiza-se com seu otorrino e parceiro Dr. Reinaldo Yazaki desde 2010. Em 2012 foi para Nashville buscar aprimorar seus estudos com Brett Manning. De volta ao Brasil, passou a ser avaliado com Jefrey Skouson, que após avaliação vocal ofereceu a honra de um encontro com Seth Riggs. Em 2014 Ninrod, começa atualizar-se com Ariel Coelho e tornam-se grandes parceiros. Formado em áudio e acústica pelo Instituto IAV, é proprietário do Ninrod Center, que comporta a Sede da Let´s Rock Voice School de Ariel Coelho e o Ninrod Studios, onde ministra aulas, cursos e oferece também serviços de produção musical, vocal coach, vocal designer, ensaios, gravações, espaço para workshops, treino em palco e karaokê. Durante sua carreira já cantou em álbuns das bandas brasileiras de maior relevância na cena mundial, como Angra, onde fez todos os coros de baixo de "Viderunt te Aqua" do álbum "Aqua" (faixa 01), e no álbum Fragile Equality da banda Almah, onde fez todas as vozes agressivas, guturais, coros, backing vocals e frases de efeito, exceto na faixa 07.
A soprano mineira Camila Corrêa formou-se bacharela em canto erudito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já interpretou personagens de óperas e operetas, tais como: Adina, Despina, Dirindina, Fanny, Gretel ( Maria ), Livietta, Papagena e Rita. Entre importantes obras como solista, executou a Cantata “Membra Jesu Nostri”, de D. Buxtehude, o “Te Deum”, de M. Charpentier, o “Glória”, de G. Händel, e as Bachianas n.5, de Heitor Villa – Lobos, cantadas sob a regência do maestro Lincoln Andrade. Camila já se apresentou com as orquestras: Sinfônica da ESMUFMG, Sinfônica da III Semana da Música de Ouro Branco, Banda Sinfônica da ESMUFMG, Orquestra de Música Antiga, Berliner Symphoniker, sob regência do maestro alemão Christoph Hagel, Ensemble Callinus, Orchester Berliner Operngruppe, Comunitária da UNICAMP, sob regência de Fernando Ortiz de Villate, Campos Filarmônica, no concerto de encerramento do 46. Festival de Inverno de Campos do Jordão – 2015, Orquestra 415, Sinfônica Cachoeira Grande e Orquestra Jovem do Cefart. Participou de masterclasses e aulas com: Profa. Renate Faltin, Roman Trekel (ambos da ESMu ou Hochschule “Hanns Eisler” - Berlim), Isabel Jantschek e Raminta Lampsatis (Alemanha), Laura de Souza, Marilia Vargas, Edna D`Oliveira, Neyde Thomas, Mauro Chantal, Lício Bruno, Eric Herrero, Denise de Freitas, Eiko Senda, Tati Helena e Eduardo Janho – Abumrad. A jovem soprano morou em Berlim entre 2009 e 2014, onde adquiriu vasto conhecimento sobre a técnica alemã de canto erudito. De junho de 2010 a abril de 2014, estudou com a soprano Cristiane Roncaglio. De outubro de 2011 a dezembro de 2013, apresentou recitais de canções (Liederabende) com músicas clássicas brasileiras, espanholas e alemãs em Berlim e Dresden. Entre dezembro de 2013 e março de 2014, participou da produção “Das Phantom der Oper” em turnê musical (Alemanha, Suíça, Áustria e Itália), pela produtora World Wide Events, com a Polnischer Orchester.
Graduado em Licenciatura e Bacharelado em Educação Física pela UFMG em 2007. Mestre em Ciências da Reabilitação pela KUL (Bélgica) e NUSPE (Noruega) em 2009, validado no Brasil em 2010. Juntamente a Fausto Caetano, fundador do programa Back n' Vocals, direcionado à otimização de performance vocal e da saúde de músicos. Alguns clientes já atendidos por nós: - Glenn Hughes - Angra - Tarja Turunen - Shaman - Edu Falaschi - Família Lima - Xororó - Zezé di Camargo Atualmente em turnê com Sandy e Júnior. Também sou músico, vocalista e guitarrista da manda Medjay.
Gustavo Ferreira, 40 anos. Paulista. Músico compositor multi-instrumentista, cantor especializado pela Accademia Caranggelo sob orientação de Mauro Gizzi (Roma/Itália) em Bel Canto e música renascentista. Cursou canto livre em SP e com Elisabeth Howard and Howard Austin da Academy (Los Angeles, CA). Possui formação em Cultura Musical e Regência pelo SESI; orquestrando SP, idealizado pelo maestro João Carlos Martins e Regência pela FSULM. Desenvolveu trabalhos com o Coral da USP sob orientação de Benito Juarez, Eduardo Fernandes, Marcia Henstchel e Sandra Espiresz. É diretor teatral e musical. Estudou publicidade, artes e psicanálise clínica. Há 15 anos leciona canto lírico, popular, belting e outras escolas. Fundou e dirige o projeto Interprecanto ₢ de Teatro e Música e a Casa de Atos Produções Artísticas ₢. Criador do métodos de canto Opus Vocal I e II e mais 4 livros relacionados ao canto.
Fisioterapeuta especialista cardiorrespiratória, atuando na área há 8 anos, formada há quase 11 anos onde sempre foi ligada à arte, música , dança. Conversando com alguns profissionais da área, como Fonoaudiólogos, preparadores vocais; observando algumas falhas por não serem especialistas na área, decidiu desenvolver o seu próprio protocolo de treinamento: o método Joice Cunha. Um treinamento muscular respiratório específico para cantores, atores, profissionais da voz. Onde após adequada avaliação cinesio funcional da mecânica respiratória do profissional, montará o seu plano de treinamento individualizado. O objetivo é somar ao trabalho já realizado levando estes profissionais para um próximo nível. Os músculos do sistema respiratório devem e precisam ser treinados como qualquer músculo esquelético do corpo, evitando fadigas e lesões, visto que estes profissionais são atletas vocais. Com a assistência do professor de canto Gustavo Ferreira, o método unifica de forma prática o trabalho da técnica vocal e do condicionamento respiratório profissional.
Formada em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade católica de Goiás e Fonoaudióloga pelo CREFONO 5 região, é especialista em voz, principalmente por ser apaixonada pela comunicação de um modo em geral. Trabalha na recuperação de desordens vocais e ajuda pessoas que apresentam dificuldades na comunicação a se desenvolverem.
Professora de canto há mais de 20 anos, alia ao canto os conhecimentos em Fonoaudiologia e Yoga para trabalhar a voz de forma integrada ao corpo e à mente. Possui graduação em Música (BACHAREL EM CANTO) pela UEMG (2003). É Mestre em Fonoaudiologia pela PUC-SP na área de voz, Iniciou seus estudos básicos no Curso de Formação Musical da UFMG. Possui formação em Hatha Yoga na Escola de Yoga Ponto de Equilíbrio, com a professora Maria José Marinho. Recebeu orientação de professores como José Carlos Leal, Luciana Monteiro, Mônica de Pádua, Neyde Thomas, Marília Vargas e Eduardo Janho-Abumrad. Recentemente participou de Masterclasses com os professores Rachel Inselman e Marcus McConico, da Universidade de Minnesota. Participa anualmente de masterclass com a soprano Laura de Souza. Atualmente, tem sido orientada pela soprano Eliseth Gomes. Metodologia : Aprimoramento da voz cantada por meio da técnica do canto lírico, exercícios fonoaudiológicos e exercícios corporais. Entre os tópicos trabalhados durante a aula temos: . Postura do cantor; . Propriocepção; . relaxamento; . respiração; . fortalecimento dos órgãos fonoarticulatórios; . aquecimento vocal; . colocação e impostação vocal; . articulação; . ressonância; . repertório.
Graduada em Fonoaudiologia, Especialista em Voz e entusiasmada com as possibilidades de modelagem de vários aspectos da voz.
Cantor e compositor multi-instrumentista formado na ULM em guitarra no ano de 2008, Já atuou em bandas de baile como guitarrista e vocalista. Em dezembro de 2015 teve a oportunidade de fazer alguns shows com o músico e ator de carreira internacional Seu Jorge em seus projetos paralelos. Atualmente acompanha como guitarrista o cantor e ator da Rede Globo Tony Tornado e seu filho Lincoln Tornado. Também atua como músico em barzinhos fazendo voz e violão ou com banda em diversos eventos. Rogério Moura tem um estilo de música que vem com a alegria do samba e o charme do soul pois suas influências são Jorge Bem Jor, George Benson, Michael Jackson, Stevie Wonder, Marvin Gaye, Tim Maia, Djavan, Ed Motta e muitos outros.
Cantora, Intérprete e Compositora, a Paulistana Vanessa Hariel começou sua carreira aos 13 anos participando de concursos de talentos. Já se apresentou em diversas casas noturnas, festas e eventos em várias cidades do Brasil. Interpretando grandes clássicos da música e nomes como Elis Regina, Marisa Monte, Stevie Wonder, Djavan, Joss Stone, Aretha Franklin entre outros. Tem formação em Canto Popular (IC&T) pela Escola de Música e Tecnologia EMT e curso superior em Rádio e Tv. Atualmente continua seus estudos no Instituto Negra Voz com o professor Isabeh. Em 2011 gravou duas músicas próprias com músicos americanos de New Orleans da banda Nu Begginings e que também conta com a participação do Rapper Elly do grupo DMN em uma das faixas. Foi feito um videoclipe desse trabalho no estúdio NaCena e o clipe foi exibido no programa Bandas e Dj’s na Band Sat no mesmo ano. Em 2012 entrou como cantora fixa da Banda EU, a qual é conhecida por ter participado de programas globais como Altas Horas e Programa do Jô. No ano seguinte gravou seu novo trabalho de 4 videoclipes com o Tried Instrumental (Vandinho Carvalho, Herbert Medeiros e Israel Lucio) regravando músicas de repertório popular nacional e internacional com arranjos totalmente novos feitos pelos mesmos com uma base em New Soul e Groove, que lhe renderam mais de 210.000 acessos no youtube, destacando a música "Frases Falsas", que é inédita e composta por Vanessa Hariel. Em 2016 lançou seu single e vídeo inédito da música "Não é coisa passageira" que alcançou mais de 250.000 visualizações no youtube Em seu mais recente trabalho acaba de lançar o segundo single de sua carreira e videoclipe chamado “Desapega” que já possui quase 100.000 visualizações no youtube e já toca em mais de 15 rádios no Brasil, desde a sua estréia. A cantora foi convidada a participar de entrevistas em rádios e programas de televisão, como também, participou da abertura do show do Felipe Araújo em Indaiatuba e se apresentou no palco Privillege da Festa de Peão 2019 em Hortolândia. Com um repertório e um visual moderno, cheio de releituras e riquíssimos arranjos, que a diferenciam no mercado atual, Vanessa Hariel é a nova aposta de música de qualidade nas melhores casas e eventos do Ramo.
Iniciou seus estudos musicais formais em 1998, no Conservatório de Música da Universidade Federal de Santa Maria/RS (UFSM) onde estudou, por dois anos, teoria musical e canto lírico. Em 2000, ingressou o Curso de Música da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), como aluno de Canto Lírico. Obteve seu diploma de Bacharel em Música/Canto Lírico em 2004.
Entre os anos de 2001 a 2008 realizou master classes de canto lírico com as sopranos Laura de Souza e Mayumi Kamei com os barítonos Lélio Capilupi e Sandro Christopher e o Tenor Eduardo Álvares.
Paralelo ao canto lírico, aperfeiçoa seu conhecimento vocal também em outros estilos e esquemas vocais, entre eles o Belting, a MPB, o Pop Rock, o Hard Rock e o Heavy Metal.
Como solista, foi convidado a apresentar-se em várias cidades do Rio Grande do Sul à frente da Orquestra Sinfônica de Santa Maria e da Orquestra de Câmara da Universidade Federal de Santa Maria nas temporadas de concertos de 2001, 2002 e 2003, sob a regência dos maestros Ênio Guerra e Frederico Richter.
Desenvolve intensa atividade como professor de canto, técnica vocal e repertório, podendo trabalhar com os seguintes estilos vocais: Lírico, Belting, Pop, Jazz, Soul, Blues, Rock , MPB, Hard Rock e Heavy Metal.
Desde que começou a ensinar canto teve a oportunidade de orientar mais de 400 cantores dentro desses estilos vocais.
© 2021 – Paz Desenvolvimento Musical Brasil – All Rights Reserved.